quinta-feira, 17 de março de 2011

Café Journal


Imóvel dividido em três ambientes distintos, um mais intimista, outro mais descontraído e um terceiro, mais recente, reservado para os apreciadores de bons charutos, todos com decoração na linha do rústico chique, com paredes de tijolo aparente e peças resgatadas de antigas construções,formam o elegante Café Journal, localizado no coração de Moema, mais precisamente, no cruzamento da Alameda dos Anapurus com a Avenida Jandira.
O lado intimista cria um clima romântico, conta com um espaço cultural alternativo, onde artistas convidados apresentam suas obras que podem ser adquiridas no próprio local. No outro ambiente, indicado para um bom bate papo entre amigos, do tipo jogar conversa fora deixando o tempo f luir sem as preocupações do dia a dia. Ali a descontração fica por conta da proximidade com o bar, muito bem provido, diga-se de passagem e com o “segredo revelado”. Segredo, pela qualidade surpreendente de seu conteúdo, só desvendado para os que se aventuram em seu interior e, revelado, graças à parede de vidro que provoca, intencionalmente, o imaginário, até mesmo dos menos curiosos diante das inúmeras garrafas perfiladas em mosaico desenho. Estou falando da Angel’s Share, belíssima adega com capacidade para acondicionar cerca de 7.000 unidades de vinhos de rótulos variados, procedentes dos principais países produtores, tanto do velho como do novo mundo, para o deleite tanto de iniciantes como de iniciados no universo de Baco.
O terceiro ambiente abriga um novo projeto do Café Journal, que numa iniciativa arrojada, firmou contrato com a Casa Del Habano, disponibilizando aos apreciadores dos legítimos cubanos um espaço aconchegante e confortável, itens imprescindíveis para se degustar um Puro em sua plenitude, com uma sala aquecida por uma bela lareira, para os dias mais frios e uma área descoberta para as noites estreladas e temperaturas mais amenas. Além disso, você pode contar com uma carta que sugere harmonizações entre charutos e destilados, serviço de guarda em espaço com controle de umidade e uma bela loja com muitas preciosidades da terra de Fidel.
Tudo isso, sob a batuta do jovem, empreendedor e talentoso Denis Rezende, proprietário, que com maestria soube transformar uma simples choperia em um local de charme e bom gosto, aliada à fama do sócio jornalista “expert” em fórmula 1, Reginaldo Leme e da bem montada equipe de profissionais, constituem os ingredientes fundamentais para o sucesso da casa e felicidade dos convivas que ali aportam, tanto para o famoso câmbio trabalho/lar como para um agradável início de noite.
O cardápio com boas opções de petiscos e pratos criativos, possui uma página intitulada Harmonização. Nela constam sugestões tentadoras de combinações enogastronômicas, contudo, sem a pretensão de fechar a questão ou estabelecer regras nesse campo muito pessoal, na  verdade as sugestões instigam a criatividade dos que partilham dessa saborosa aventura. Nesse campo me chamou a atenção à deliciosa proposta do mix de bruschettas com um belo pinot noir do novo mundo. Outra tentação são os croquetes de presunto cru com queijo gruyere acompanhados por uma creme bechamel levemente picante.
Naturalmente que o leque das ofertas etílicas não se limita aos Cabernet Sauvignons, Shiraz, Tempranillos ou Chardonnays, o Café Journal oferece o clube do whisky, uma tímida, porém boas opções de cervejas entre nacionais e importadas, contando, não regularmente, com o chopp irlandês Guiness, além é claro de drinques diversos e caipirinhas de frutas preparadas no ponto certo. Em lugares como esse, a gente entende o velho ditado do bom boêmio “a noite é uma criança”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário