segunda-feira, 4 de abril de 2011

Salommão Bar Restaurante

Por: Miguel Lopes

Pense num lugar gostoso e agradável onde você pode descontraidamente passar bons momentos de puro lazer. Pense que nesse lugar você vai deixar para trás o burburinho típico das grandes cidades, a irritação do trânsito e outras chateações, sem precisar sair de São Paulo.

Pois é, bem no meio da pulsação frenética desta nossa Super Cap, você encontra o SALOMMÃO, verdadeiro oásis de calmaria, resultado da árdua procura por um espaço com o perfil adequado para materializar o bar já formatado na cabeça da arquiteta Vera Mattos e de seu sócio Daniel. Como amor à primeira vista, os dois se encantaram com o velho sobrado e por sua história, aliás muito interessante, por se tratar da primeira residência da Av. Angélica. Construído em estilo normando por um artesão de origem alemã no final do século XIX, com suas características originais fielmente mantidas, é hoje tombado pelo patrimônio histórico.

O generoso recuo com árvores frutíferas compõe o primeiro ambiente, que lembra o quintal da vovó, depois temos três salas, duas no térreo, sendo uma delas reservada para pequenos grupos, e a terceira, no andar superior, toda decorada em madeira, mais intimista.

Esse bar, muito particular, promove a participação de grupos com o objetivo de debater temas como cinema, teatro e artes plásticas, além de integrar projetos como o book–crossing e o green-drink; neste, como sugere o nome, questões como sustentabilidade e meio ambiente são o centro das discussões, tudo isso regado por boa bebida. Por falar em bebida, é claro que você não precisa participar de um desses grupos para provar um dos 60 rótulos de cerveja entre nacionais e importadas ou degustar o excelente chopp Eisenbahn, nas versões clara e escura, produzido artesanalmente pela cervejaria catarinense de mesmo nome. No grupo dos destilados, vale a pena dar uma navegada na página das cachaças com uma variada e descritiva relação, distinguindo aquelas de produção industrial das artesanais, informando a origem, passagem por madeira e grau de envelhecimento. Para os enófilos, o bar oferece boas opções de vinho com alguns servidos em taça.

Da cozinha saem petiscos tradicionais de boteco e pratos bem elaborados, como o risoto de carne-seca ou a suculenta picanha na brasa. No quesito petiscos, boas pedidas são os bolinhos de arroz ou a porção de pastéis. Não deixe de provar os espetinhos, com destaque para o de queijo de coalho. Outras pedidas ficam por conta da linguiça de cordeiro ou do maravilhoso escondidinho preparado com carne-seca desfiada envolvida em purê de batata e gratinado no forno.

Ah, no Salommão tem música ao vivo no estilo banquinho e violão, uma delícia.

Salommão Bar Restaurante
Av. Angélica, 2435 – Higienópolis, perto da Av. Paulista.
Tel: 011- 3257-0390 Site: www.salommao.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário