quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Lançamento Ustersbacher

Semana passada, recebi um gentil convite da Cristina Neves para o lançamento de dois rótulos da Cervejaria Ustersbach. O evento teve lugar no charmoso Vino, na Rua Tamandaré Toledo, 51, aqui em São Paulo.

Fomos recebidos por uma das atuais donas da Ustersbach, a simpaticíssima Stephanie Schmid que, segundo disse, faz parte da 13ª geração da família que comanda a cervejaria desde a sua fundação, em 1605.

As Ustersbacher, como diz o nome, são cervejas produzidas na pequena cidade alemã de Ustersbach, na Ustersbach Brauerei, uma cervejaria que foi inaugurada em 1605 e é gerida desde então pela família Schmid, cujos produtos acumulam vários prêmios. Essa cidade conta com apenas cerca de 1.000 habitantes sendo que 120 deles trabalham na empresa cervejeira, produzindo mais de 10 rótulos de estilos diversos. Para o Brasil eles estão trazendo, por enquanto, dois deles - uma Hefeweizen e uma Dunkle Weisse - ambas cervejas Ale (de alta fermentação) com trigo na fórmula, importadas pela Viníssimo.
Após uma pequena introdução sobre a cervejaria, sua história e algumas curiosidades, fomos servidos primeiramente da Hefeweizen, uma cerveja deliciosa e refrescante, que representa com elegância esse estilo. De coloração dourado claro, com a suave turbidez e abundante formação de espuma características das weizen. No aroma, notas de banana e cravo, condimentos e um sutil cítrico. Na boca o líquido apresenta corpo leve, textura cremosa, suave acidez e um frisante delicioso. Sua gradação alcoólica fica em 5,5%, o que ajuda na excelente drinkability deste rótulo.
O menu de harmonização preparado pelo Vino era composto por Canapés de Truta Rosa temperada com Limão, Ceviche de Robalo e Carpacio de Surubim Defumado guarnecido com cubinhos de abacate ao azeite. Este último não foi muito bem com a cerveja. O defumado do surubim acabou se ressaltando muito, encobrindo até o frutado marcante da Hefeweizen.
Em seguida fomos servidos do segundo rótulo, a Dunkle Weisse.

Novamente, uma cerveja elegante e fiel representante do estilo, de coloração castanha, turva e com farta espuma bege claro. Nos aromas, frutado de banana passa, um leve defumado, especiarias e malte. Este rótulo tem gradação alcoólica de 5,3%, com corpo médio e boa drinkability. Na boca um suave dulçor, com leves toques de amargor e textura acetinada.
Para harmonizar, o Vino preparou um Cassoulet de Galinha D'Angola e Milho Verde (que se deu melhor coo a cerveja clara), Canapés de Roastbeef com Mostarda de Cremona no Pão Preto e um delicioso Risotto de Leitão Caipira e Cogumelos Frescos, numa harmonização maravilhosa.
Para a sobremesa fomos servidos de uma Torta de Grãos com Sorvete de Panna Cotta e chocolate, que eu, particularmente, achei que harmonizaram muito bem com ambas as cervejas.
Concluindo, recomento que vocês experimentem as Ustersbacher que aportam no Brasil. Valem a pena. E vou aguardar ansioso outros rótulos dessa premiada cervejaria.

Abraços

Luiz Caropreso




Nenhum comentário:

Postar um comentário