domingo, 8 de julho de 2012

Cervejas na "vitrolinha"


Há muito a gente sabe que existe sim, uma "conexão cultural" entre as cervejas e a música. Neste final de semana eu estava conversando com meu filho, o Gabriel, que dentre outras coisas, está resgatando o prazer de curtir a música vinda de um vinil. Sim, ele comprou um tipo de "vitrolinha" eletrônica que toca discos de vinil. O som é particularmente diferente do que se tem reproduzindo CD's ou DVD's. Mas voltando ao nosso assunto. Vocês já repararam como degustar cervejas embalado ao som de boa música é uma experiência, no mínimo, muito mais prazerosa?
Cerveja e música vivem se encontrando. Aqui no Brasil existem artistas da cena popular, como alguns sertanejos - quem não se lembra do lançamento da Bavária, com os top pop de botinhas, cinturão de fivela polida e chapéu entoando  Bavária, Bavária, Bavária - ou nosso Zeca Pagodinho, um amante inveterado da Brahma (pelo menos é o que ele apregoa) a ponto de não conseguir dissociar sua imagem dessa marca.

Visitando o cenário internacional, temos, por exemplo, o caso de Miles Davis, quando Bitches Brew, seu álbum originalmente lançado em 1970 pela Columbia Records, ao completar 40 anos em 2010 foi devidamente homenageado com uma Russian Imperial Stout, batizada com o mesmo nome da obra musical, produzida pela estadunidense Dogfish Head.

Um outro exemplo , com uma cerveja também produzida pela Dogfish Head é o da Faithfull Ale, uma Belgian Golden Ale elaborada para comemorar os 20 anos de existência da banda Pearl Jam, uma das principais bandas dos anos 90, disseminadoras do movimento "grunge" de Seattle. Esta preciosidade se apresenta com leve amargor (20 IBUs) e notas frutadas adquiridas da adição, por exemplo, de groselha negra e 7% de teor alcoólico. Se você ficou curioso, é possível encontrar algumas poucas no Melograno (www.melograno.com.br), aqui na cidade de São Paulo.


Em se falando de cervejas especiais inspiradas em músicos ou bandas, vale ainda citar:
 Robert Johnson
O famoso "bluzeiro" que, segundo a lenda, vendeu sua alma ao diabo em troca de se tornar o melhor dos melhores músicos do estilo, com a Robert Johnson’s Hellhound On My Ale, mais uma criação da Dogfish Head – EUA.
American Double/Imperial IPA

Sepultura
Sepulweiss (Bamberg – Brasil)
German Weiss


Kiss
Destroyer Beer (Suécia)
German Pilsener

Velhas Virgens
Cerveja Velhas Virgens (Cervejaria Invicta – Brasil)
Red Ale, Dark Ale e Pilsen

Iron Maiden
The Number of the Beast (Haviestoun – Escócia)
English Strong Ale

Jimi Hendrix
Purple Haze (Abita Brewery – EUA)
Fruit/Vegetable Beer

Deep Purple
Smoke on the water (Heavy Seas – EUA)
Smoked Porter

Rush
Cygnus X-1 (Flat Earth Brewing – EUA)
English Porter

AC/DC
Back in Black (21st Amendment – EUA)
Black India Pale Ale

Blues Etílicos
Blues Etílicos Hellbier (Mistura Clássica – Brasil)
Helles Munchen

Como vemos, há cervejas para todo tipo de música, bem como música para todo tipo de cervejas. Afinal de contas, temos mais de 120 estilos diferentes de cervejas - para se falar apenas naquelas enquadradas no Guia de Estilos da Brewers Association - e uma infinidade de estilos musicais. Vamos fazer uma experiência? Escolha sua cerveja preferida, pense numa música ou num artista que você realmente goste e faça uma "degustação harmonizada". E me escreva, contando um pouco sobre sua experiência.
Saúde!
Muita saúde pra todos vocês!
Luiz Caropreso
Fonte de referência: www.eubebosim.com

2 comentários: