quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Bar do Vito



Bar visitado: Bar do Vito
Av Zelina, 851 - Vila Zelina
Fone (11) 2341-6994
http://www.bardovito.com.br/

Quem foi: Alessandro, Beto, Caropreso, Faé, João Altman, Miguel e Walter

Intro
Se você ainda não acredita que o Brasil é um dos exemplos no sentido de integração de imigrantes, vale a pena conhecer o Bar do Vito. A primeira vista, um boteco tradicional de periferia, com balcão de acepipes, mesas cheias de marmanjos tomando brejas e jogando papo fora, além daquele clima dos botecos de antigamente. Mas uma análise mais detalhada traz algumas surpresas: porque tantos caras com jeitão de gringo? E estas comidas diferentes, com nomes difíceis de pronunciar?

A resposta é simples: o Bar do Vito fica na Vila Zelina, zona leste de São Paulo, que é o coração da comunidade lituana da maior cidade brasileira. Fundado em 1942 e prestes a completar 70 anos nas próximas semanas, o boteco na lateral da Igreja de São José é um ponto de entrada da melhor espécie (comendo e bebendo!) para conhecer melhor as tradições lituanas. I sveikata!

Descritivo
Cara de boteco das antigas é uma boa forma de descrever o Bar do Vito. Um salão na entrada com o tradicional balcão é o principal ambiente, mas há também um salão menor ao fundo e outro mais reservado, com mesa de sinuca e tudo. A decoração é simples e sem frescuras e traz muitas referências à Lituânia, a começar pelo logo do boteco, que traz uma versão do brasão de armas do país báltico.

Na noite de nossa confraria um show de rock ao vivo, mas já presenciei uma roda de samba de raiz com um grupo tocando um Cartola de primeira. E, felizmente, perdemos a noite sertaneja! Portanto, há sempre chance do boteco virar palco musical.

As cervejas
Muitas opções de brejas, sobretudo para os chatos como nós que não nos limitamos somente com as "acima de dois graus não dá para tomar" da AmBev. Dentre as várias cervas disponíveis, destaque para a Gandras Alus, uma American IPA produzida artesanalmente por um membro da colônia lituana. Todas, incluindo as básicas, foram servidas na temperatura certa e sempre trocando os copos, atendimento de primeira.

 Bad news para os fãs de chopp, porém, já que a casa só trabalha com cervas.

Cachaças e destilados
Neste departamento, não tivemos tantas escolhas, mas nem parecia uma confraria de botecos, de tão pouco que bebemos (talvez tenha sido o exagero de Tabaroa ainda na van, antes de chegar ao Vito). Mas as experiências com cachaças como Germana e coquetéis típicos de boteco foram boas, com o rabo de galo e a batida de amendoim aprovados. Do lado das curiosidades, provamos também Krupnikas, um licor de mel e ervas de origem lituana, que valeu pela experiência, mas sem exageros.

Petiscos
Muitos petiscos, combinando botecaria nacional com tradição lituana. Os trabalhos começaram com deliciosos roll mops (arenque defumado enrolado em torno de conservas), seguiram com um lagarto frio temperado (menos do gosto que o anterior), com maravilhosos bolinhos de carne (polpetas da melhor tradição italiana, deve ser a proximidade da Mooca) e com coxinhas de frango fritas envolvidas com dorito moído. Os petiscos foram um dos pontos altos da casa.



Comidas
Aí nos concentramos na opções lituanas. Dentre os pratos degustados estavam košeliena (geléia de carne de bovina e suína), kugelis (torta de batata) e  repolho com linguiça (super saboroso!). E quem disse que comida da Europa Orintal é sem graça? E olha que as cozinheiras (Gláucia e Cida) são brasileiríssimas

Atendimento
Desde a recepção pelo proprietário Aurélio, o serviço foi de primeira. Muito atencioso e prestativo, nos sentimos em um banquete de tanta comida e bebida.

Nossas notas:

Pontuação                       ótimo                    bom
Preço:                                x                        
Atendimento:                      x
Espera:                              x                      
Conforto:                           x (para boteco)
Barulho:                                                         x
Cervejas:                                                        x
Destilados:                                                      x
Petiscos:                            x
Comida:                             x  
Localização:                                                 looonge!
Ambiente:                           x
Frequência:                         x
Voltaríamos?:                    sim
Pontos:                              32                       4
Total de pontos:                                           36
Geral                                                          8,5

Ambiente: ( ) Paquera (x) Amigos ( ) Família
Estacionamento: nas ruas próximas, que são bem escuras...

Um comentário:

  1. O que vem de Deus é inefável e fortalece a fé
    https://www.youtube.com/watch?v=NR_V07fLxeo

    ResponderExcluir