quinta-feira, 14 de abril de 2011

Melograno

Por Miguel Lopes

A coisa começou, como tantas outras, com um desejo, um sonho que foi aos poucos se concretizando. No caso em questão, o objetivo era criar um espaço voltado ao universo do entretenimento, particularmente do setor ligado aos comes e bebes.
Da determinação para a concretização foram vários passos, tipo plano, programa e projeto. Enfim, diante do imóvel escolhido, dentre tantos outros avaliados, a ideia  saiu do papel e tomou corpo, cedendo lugar à maratona do quebra, mexe, arruma, pinta e decora. Obra concluída, o sonho estava materializado, pronto para a tão esperada inauguração.
Com o nome inspirado no belo pé de romã, árvore unanimamente mantida no aconchegante quintal, o Melograno abria as suas portas, presenteando os paulistas com um belo ponto de encontro e lazer.
O desafio estava lançado, enquanto quatro dos cinco sócios imbuídos nas tarefas administrativo-financeiras e burocrático-alfandegárias tocam as questões, digamos, mais comerciais. O quinto elemento, nada menos do que o cervejólogo Edu Passarelli, jovem com amplo conhecimento no vastíssimo campo das cervejas e com formação em gastronomia, assumiu a batuta do setor de entretenimento, propriamente dito. Assim, de maneira competente, profissional e com boa dose de criatividade, o mago das loiras, ruivas e morenas foi transmitindo a sua paixão pessoal para o Melograno, moldando aos poucos a personalidade da casa.
Com um arsenal de cervejas de várias procedências, contando com aproximadamente 160 marcas, composto pelas três famílias, as Ales (alta fermentação), Largers (baixa fermentação) e as Lambics de fermentação espontânea, o Melograno recebe todos os que ali chegam, tanto iniciados como iniciantes, para apreciar sua cerveja preferida ou conhecer novos sabores.
Do cardápio, criado em consonância com os vários tipos de cerveja, de modo a facilitar a harmonização, existem delícias saídas de um forno a lenha instalado na parte dos fundos, próximo do pé de romã e de uma mesa redonda disputadíssima.
Das ofertas de sanduíche, todos ao forno, espetacular o que leva o nome da casa, feito com ragu de cordeiro na cerveja escura e molho de romã, assado na hora, acompanhado pelo estupendo chopp Guinness, que também combina muito bem com o recheado de espinafre, queijo tipo gorgonzola e uva verde. Outra boa opção fica por conta das duas maravilhosas versões de cebolas recheadas, uma aos quatro queijos e a outra à carbonara (pancetta, creme de leite e parmesão), envoltas em papel-alumínio e, claro, assadas no forno, chegam à mesa fumegantes – prove em conjunto com uma bela cerveja da família Ale. Uma boa iniciativa, são os almoços servidos às sextas, sábados e domingos.
Além disso, o Melograno oferece cursos rápidos sobre cervejas, ministrados pelo próprio Edu, e desenvolve programas temáticos como o que está em pleno andamento, batizado de “Uma viagem pelo mundo da cerveja” que aborda um país produtor a cada mês. Neste final de ano o tema será sobre o Brasil, com uma gama de cervejarias artesanais surpreendente. Prost

MELOGRANO

Rua Aspicuelta, 436 – Vila Madalena
Terça a Quinta e Domingos: das 18h às 24h
Sextas e Sábados: das 18h até 01h
Almoço nas sextas, sábados e domingos a partir das 12h
Fone: (011) 3031-2921

Nenhum comentário:

Postar um comentário