Por Miguel Lopes
Em um trecho menos agitado da Rua Aspicuelta, num charmoso bangalô remodelado ao estilo colonial rústico e de muito bom gosto, utilizando madeira, vidro e paredes com tijolo aparente, funciona o recém- inaugurado Madeleine, nascido para fazer sucesso e marcar época.
Esse novo espaço é cercado de particularidades muito interessantes. Uma delas se refere à fase do projeto que almejava abrir um local de características diferentes das oferecidas pelos demais. A ideia, plenamente alcançada, era criar uma casa integrada com o espírito boêmio do bairro, com música ao vivo, que não fosse considerada uma casa de show, que tivesse boa comida sem que, por isso, passasse a ser chamada de restaurante, onde as pessoas pudessem conversar, bebericar ou degustar um bom vinho sem, contudo, ostentar o título de bar.
A outra curiosidade tem a ver com o imóvel, onde a proprietária mantinha, anteriormente, um show room de sua fábrica de móveis, os quais, numa inusitada parceria, compõem boa parte da decoração do Madeleine, e podem ser adquiridos pelos frequentadores. Além disso, complementando o painel musical, gastronômico e enófilo, a casa promove exposições mensais de arte, cujas obras também estão disponíveis aos interessados.
Pois é, nesse espaço aconchegante, bem distribuído em seus vários ambientes – sala principal com mezanino, adega com área reservada para pequenos grupos e uma varanda panorâmica com lareira –, sem perceber o tempo passar, pode-se assistir apresentações notáveis de jazz ou, saborear as delícias preparadas no forno a lenha, não necessariamente nessa ordem.
No cardápio musical muito jazz de qualidade, entre o tradicional e o moderno, interpretado por artistas vocais ou instrumentais, a que você assiste acomodado no belo balcão do bar ou numa das mesas defronte ao palco ou no mezanino, numa viagem auditiva que passa obrigatoriamente por New Orleans, berço desse maravilhoso estilo musical.
Não menos caprichadas são as sugestões gastronômicas. Aliás, nesse quesito, os produtos de alta qualidade e de atestada procedência, são exigências que garantem o sabor dos pratos criativos e originais, constantes do menu minuciosamente elaborado.
São várias as sugestões, começando com tomate de rama confitado, escoltado por pão de azeite, burrata e salumeria ou o delicioso ceviche de peixe branco, marinado de pupunha e vinagrete de gengibre. Gratas surpresas são as opções saídas do forno a lenha, a exemplo do crôute de mignon, filé encapado com foie, champignons e camembert. Capítulo a à parte fica por conta das pizzas de autor, batizadas de pizza-bistrô. O diferencial se inicia no formato, lá as redondas são ovais, preparadas com massas aromatizadas que harmonizam com as coberturas muito criativas. Imperdível a elaborada com massa à tinta de lula, acompanhada por camarões, brie, erva-doce e alcachofrinhas ou a massa ao vinho tinto que leva champignons, aspargos, camembert de cabra, passas e parma.
Como ninguém é de ferro, do bar saem drinques bem elaborados, porém a aposta da casa está nos vinhos. No terreno de Bacco, o Madeleine oferece uma carta com mais de 70 rótulos, entre Velho e Novo Mundo, com preços justos, conferindo excelente custo- benefício. Tim-tim.
MADELEINE
Rua Aspicuelta, 201 – telefone: 2936-0616 – www.madeleine.com.br
Abre de terça a domingo a partir das 19:h30h
MADELEINE
Rua Aspicuelta, 201 – telefone: 2936-0616 – www.madeleine.com.br
Abre de terça a domingo a partir das 19:h30h
Nenhum comentário:
Postar um comentário